Cursos de maquiagem e marcenaria enriquecem formação feminina

Créditos: Ilan Pellenberg

Em tempos de crise e empoderamento, duas formações gratuitas buscam oferecer ainda mais independência às mulheres. O projeto Favela Mundo abre neste mês de março suas oficinas de Maquiagem Social, e a loja Palácio da Ferramenta oferece três dias de aulas grátis de marcenaria. As inscrições são limitadas.

O Favela Mundo realiza um curso de quatro semanas de Maquiagem a partir do próximo dia 14. Voltado para mulheres com idade a partir de 15 anos, as oficinas têm como objetivo capacitar as alunas para trabalhar em eventos como casamentos, festas e cerimônias sociais, além de desenvolver técnicas de automaquiagem para dia e noite.

A ONG recebe também as oficinas do projeto A Arte Gerando Renda, que já capacitou mais de 500 jovens e adultos. Rosângela Pereira aprimorou suas técnicas de maquiagem artística nas aulas que recebeu na Maré, em 2015: “No ano passado, coordenei uma equipe com mais de 20 maquiadores no desfile da Mangueira. Ganhamos seis prêmios”, conta ela, que este ano também maquiou integrantes das escolas Beija-Flor e da Imperatriz Leopoldinense.

Os interessados podem se inscrever na sede do projeto, no Engenho da Rainha (Av. Pastor Martin Luther King Jr, 3217, Engenho da Rainha, Rio de Janeiro – RJ).

 

Marcenaria para mulheres

A loja Palácio da Ferramenta promove três dias do workshop “Mulheres à Obra”. Realizado por três marcas do setor, o curso acontece entre os dias 11 e 25 de março, das 9h30 às 14h, e oferece uma introdução ao universo da marcenaria a partir de regras de segurança e do manuseio de ferramentas elétricas, como furadeiras e lixadeiras.

Podem participar mulheres de 18 a 60 anos. A formação é gratuita e acontece na Escola Técnica Centro Rio. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet.

 

Serviço:
Oficina de Maquiagem Social – Favela Mundo
Data: Aulas de 14 de março a 4 de abril
Endereço: Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho (Av. Pastor Martin Luther King Jr, 3217, Engenho da Rainha, Rio de Janeiro – RJ)
Público-alvo: Jovens e adultos a partir de 15 anos
Documentação para matrícula: cópia da identidade, CPF e comprovante de residência
Mais informações no local ou no telefone (21) 2236-4129

Oficina Mulheres à Obra – marcenaria para mulheres
Data: 11 a 25 de março, das 9h30 às 14h
Endereço: Escola Técnica Centro Rio (Rua Camerino, 130, Centro – RJ)
Público-alvo: Mulheres de 18 a 60 anos
Inscrições no site www.palacio.com.br

Colaborou Nyl de Sousa.