Creches comunitárias ganham exposição no Oi Futuro; veja fotos

Parte da memória afetiva das favelas da Rocinha e do Cantagalo pode ser conhecida na exposição “Creche e Família: Histórias que se cruzam”, que reúne mais de 200 fotos, e está aberta ao público somente neste fim de semana (22 e 23) no Oi Futuro Ipanema.  São memórias de pessoas que colocaram seu suor, alegrias e tristezas na argamassa e tijolos de oito creches comunitárias e filantrópicas, erguidas pelos próprios moradores, e que atendem atualmente a 650 crianças de até quatro anos da Rocinha e Cantagalo.

A exposição é uma construção coletiva, concebida pelo projeto De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade e do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular em parceria com as gestoras das creches. As fotos, depoimentos e objetos expostos foram reunidos pelas equipes pedagógicas das creches junto aos fundadores e famílias de crianças que são ou já foram atendidas nestes espaços. Elas trazem registros da construção, das equipes, das crianças e do dia-a-dia das creches no passado e no presente.

“A criação dessas creches tem uma história semelhante, de ação coletiva e de resistência. Em geral, as fundadoras eram mulheres que cuidavam em suas próprias casas dos filhos das vizinhas que precisavam trabalhar fora. Com a grande procura, foram sentindo necessidade de ampliar esses espaços e edificar. Atualmente, a lógica das creches comunitárias é outra: a educação infantil é entendida como um direito da criança”, afirma a coordenadora pedagógica do projeto De Mãos Dadas Maria Lúcia Lara.

 

Resistência ao longo dos anos

Desde sua fundação até o presente, os desafios são muitos. As oito creches são conveniadas à prefeitura e oferecem serviço gratuito às crianças matriculadas. No entanto, recebem da Secretaria Municipal de Educação o valor de R$233 mensais por criança, muito abaixo do valor repassado pela prefeitura aos equipamentos públicos, como os Espaços de Desenvolvimento Infantil. Ao longo dos anos, as creches precisaram adaptar seus espaços e metodologias para atender às exigências da Secretaria Municipal de Educação, mas não recebem uma contrapartida suficiente para que essa estrutura funcione da melhor maneira.

 

Serviço:
Exposição Creche e Família: histórias que se cruzam
Data: 22 (11h às 17h) e 23 (13h às 17h) de outubro
Endereço: Oi Futuro Ipanema (Oi Kabum: Rua Visconde de Pirajá, 54, 2º andar, Ipanema)
Entrada franca.