Cordão do Boi Tolo é resistência no carnaval de rua

Carnaval 2018: bloco Boi Tolo, Rio de Janeiro, Brasil, fevereiro 11, 2018. (ANF/Barbara Dias)

O Cordão do Boi Tolo tomou conta das ruas do Centro do Rio, no último domingo (11). Sem carro de som e sem um roteiro definido, com músicos tocando marchinhas com instrumentos de sopro e percussão, a “boiada” partiu de diferentes pontos da cidade, fazendo a alegria de milhares de foliões. Quase a totalidade desfilaram com fantasias caprichadas e bem-humoradas.

Fundado em 26 de fevereiro de 2006, na Praça XV, Centro do Rio, o Boi Tolo tem um sentido bastante combativo. Não possui hierarquia e nem propriedades. Existe por meio do encontro de foliões no domingo de carnaval num estilo livre, autêntico, espontâneo e irreverente.

O Boi Tolo sai de cinco lugares diferentes do Centro do Rio e de Niterói, divididos em cinco bois coloridos: verde, azul, roxo, vermelho e amarelo. Este ano, o quinto boi foi dedicado às crianças, que se concentraram na Praça da Cruz Vermelha, se encontrando com o restante no Centro do Rio.

O bloco entende o carnaval de rua como a mais legítima manifestação de cultura do povo carioca. Não paga, não recebe nada e repudia a mercantilização do carnaval e a privatização do espaço público. Boi Tolo é pura resistência no carnaval popular de rua.