Conflitos no Catumbi

maneira segura de chegar ao catumbi
Maneira segura de chegar ao Catumbi (Créditos / Montagem: Beto Lopes)

 

No ano passado, postei isso em uma página pessoal minha no Facebook.

Como se o tempo congelasse, essa realidade não mudou nada em anos de apartheid carioca, em que duas comunidades irmãs são divididas há anos pelo poder do tráfico. Dessa vez, foram três dias de confronto armado – da madrugada de quinta para sexta até o domingo de eleição. Houve, inclusive tiroteios perto de locais de votação, levando caos aos quatro cantos dos bairros de Santa Teresa e Catumbi.

Nos últimos dias, dezenas de homens armados de uma facção rival teriam invadido a Coroa, provocando pânico em centenas de moradores que ficaram acuados em suas casas – ou, quando fora de casa em momentos de calmaria, acabavam isolados nas ruas sem poder voltar. O pior é que tudo isso ainda não acabou: há relatos de dezenas de traficantes no Morro da Mineira, que estariam só esperando a hora de contra atacar.

Enquanto isso… Acabou o primeiro turno das eleições, e o resultado é: pastor versus professor.

Só espero que quem ganhe tenha compromisso com essa área tão importante pro circo eleitoral. É o que eles dizem em época de campanha: esse lugar onde tudo vai ser resolvido e onde podemos dormir tranquilos… Não! Não podemos ficar tranquilos, dormir tranquilos e nem criar nossos filhos tranquilos enquanto a guerra às drogas (e pelas drogas) continuar.