Companhia de Teatro Maruandê apresenta o espetáculo Yerma na Biblioteca Parque Estadual

espetáculo Yerma

Clássico do poeta Frederico García Lorca com direção de Renato Carrera fica em cartaz até 16 de novembro

Felicidade, frustração e universo feminino são algumas das temáticas abordadas no espetáculo Yerma, baseado na obra de caráter trágico escrita pelo poeta espanhol Federico García Lorca em 1934. Com nove mulheres e três homens no elenco, a Companhia de Teatro Maruandê leva para o palco do Teatro Alcione Araújo a história de um casal que segue as prescrições do casamento, segundo as tradições de sua comunidade na Andaluzia, Espanha, do século 20. A peça fica em cartaz entre os dias 1 e 16 de novembro, aos sábados e domingos, às 18h, na Biblioteca Parque Estadual  ­– um espaço da Secretaria de Estado de Cultura.

                                                                                                                                                 

O diretor Renato Carrera criou uma montagem contemporânea do texto – traduzido por Cecília Meireles – que completa 80 anos em 2014. O espetáculo apresenta música ao vivo e dança, e trata assuntos como a submissão da mulher ao poder masculino e a afirmação do gênero no mundo atual. O enredo da peça aborda o desejo de uma mulher por um filho, como única condição de felicidade. Mas a vontade dá lugar à frustração, pois o tempo passa e a gravidez não acontece.

A montagem conta com trilha sonora original e músicas de Isadora Medella, do grupo “Chicas”. As faixas foram compostas especialmente para o espetáculo.

SOBRE A BIBLIOTECA PARQUE ESTADUAL – BPE

A Biblioteca Parque Estadual é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, gerida pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, Organização Social de Cultura dedicada à gestão de espaços culturais, e passa a ser a matriz da rede de Bibliotecas Parque que o Governo do Rio de Janeiro está implantando no estado, da qual já fazem parte a Biblioteca Parque de Manguinhos, a Biblioteca Pública de Niterói e a Biblioteca Parque da Rocinha. A BPE foi criada para ser um ambiente de aquisição, troca e criação do conhecimento e de experiências culturais. Por esta razão, abriga um acervo de mais de 200 mil livros de ficção e não ficção, livros de arte, quadrinhos, biblioteca infantil, 20 mil filmes, três milhões de músicas digitalizadas, além de contar com auditório, teatro e estúdio de música, que em breve será aberto ao público. Em seus atuais 15 mil m2, a Biblioteca promove também eventos, a exemplo de encontros, exposições, shows e palestras. Site:www.bibliotecasparque.rj.gov.br

Espetáculo Yerma

1º a 16 de novembro, sábados e domingos, 18 horas.

Entrada: R$5,00 (inteira) e R$2,50 (meia entrada)

Classificação: 18 anos – 190 lugares

Local: Biblioteca Parque Estadual (BPE), Teatro Alcione Araújo.

Endereço: Av. Presidente Vargas, 1.261 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Os ingressos serão vendidos somente no dia, com 1h30 de antecedência de cada apresentação