Com festa, moradores da Providência pedem cultura e paz; veja fotos

Créditos: Divulgação / Diego Deus

No último sábado, 28, o cortejo cultural do Projeto Entre o Céu e a Favela percorreu as ladeiras do Morro da Providência. O evento comemorava o lançamento da nova fase da iniciativa, que busca unificar em um portal na internet todos os projetos da favela e também do Morro do Pinto.

Uma comissão de frente anunciava o desfile ao lado da animada bateria. A um mês antes do Carnaval, os moradores foram convidados a ir às ruas pelas 11 ações e produtores locais participantes: Providenciando Vidas, Efeito Urbano, Horta Inteligente, Epicentral, Cineclube Revolucionário da Providência, Providenciando Turismo, o grafiteiro Kaleb Gonçalves, os produtores culturais Hugo Oliveira e Aline Mendes, o ator da Cia Marginal Phellipe Azevedo e a professora Ellen Ferreira.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que começou e terminou na Epicentral (espaço de uso coletivo em que todos os projetos que não têm sede na comunidade utilizam para oficinas e reuniões). Famílias inteiras compareceram ao evento, que foi animado pela banda do Ponto de Cultura Aos Pés do Santa, do Morro Santa Marta. Para fechar o cortejo, 500 balões brancos foram soltos na Quadra da Brinks. “Com esse evento, pudemos mostrar a força que o morro tem. Fomos de casa em casa, convidando nossos vizinhos, chamando-os para conhecer a iniciativa e o espaço”, conta a produtora cultural Cintia Sant’Anna, uma das organizadoras da ação.

Veja as imagens na galeria.