Coca Cola Brasil e Fundo Baobá vão destinar quase meio milhão de reais para projetos de Cultura e identidades negras

baoba3_0

A Coca-Cola Brasil e o Fundo Baobá lançam o edital “Cultura Negra em foco”, direcionado a organizações com ou sem fins lucrativos que desenvolvam projetos inovadores focados na divulgação da cultura e da identidade negra no Brasil. Ao todo, serão destinados R$ 464 mil para 10 iniciativas, que serão escolhidas por uma comissão formada por representantes indicados pela Coca-Cola Brasil e pelo Fundo Baobá. Entre os critérios estão a capacidade de promover a cultura e a identidade negras, a presença de afrodescendentes na coordenação e no desenvolvimento dos projetos, o alcance do impacto dos recursos, inovação e sustentabilidade.

O objetivo é apoiar projetos já existentes, que possam ser alavancados com os investimentos disponíveis, potencializando a qualidade e a abrangência da iniciativa. O Fundo Baobá será responsável por acompanhar todo o desenvolvimento do projeto e aplicação das verbas. O Fundo é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2011, mobiliza pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil afro-brasileiras.

“Queremos usar cada vez mais o nosso negócio para contribuir com causas relevantes para a sociedade brasileira. Estamos comprometidos em dar voz a quem batalha pela diversidade, ajudando a amplificar a mensagem de quem difunde a riqueza da cultura afro-brasileira e de quem premia iniciativas pró-diversidade”, afirma Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.

A Coca-Cola Brasil apoia organizações do movimento negro como a Afrobras, organização que trabalha pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. A Afrobras mantém a Faculdade Zumbi dos Palmares, única universidade focada no público afrodescendente da América Latina, e realiza o Troféu Raça Negra, que premia ícones que promovem a identidade afro-brasileira.

Prazo de envio das propostas é até 13 de março de 2016 e a divulgação dos resultados acontece no dia 14 de abril. As propostas devem ser enviadas para o e-mail baoba@baoba.org.br, seguindo as instruções disponíveis no sitewww.baoba.org.br.