Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela recontando histórias

 

circulando 2015

No próximo dia 12 de dezembro, o Complexo do Alemão será palco de mais uma edição do evento CIRCULANDO – DIÁLOGO E COMUNICAÇÃO NA FAVELA. Realizado pelo Instituto Raízes em Movimento, desta vez o Circulando vai tratar de temas relacionados a MEMÓRIAS. Será uma tarde repleta de intervenções construtivas nas ruas do Alemão. Este ano o projeto conta com o apoio da Fundação Heinrich Boll Stiftung.

Além do tradicional Mutirão de Graffiti e debates relacionados a políticas públicas nas favelas, este ano o Circulando vai abrir espaço para os alunos da Nave do Conhecimento de Nova Brasília expor seus trabalhos de final de curso. Uma espécie de portal será montado com exposição de fotografias, Design Gráfico, além de materiais que contam um pouco da história deste projeto na comunidade com ações características de participação popular.

A música ficará por conta do projeto sonoro DUBATAQUE Sound System que fará um baile regado de muito Reggae, Dub, Ragga, música negra de resistência. E como Mestre de Cerimônia, além do MC Rico Neurótico, com suas tradicionais rimas improvisadas, teremos a “dupla mais idiota da cidade”, os humoristas Marcelo Magano e Patrick Sonata, que também farão esquetes teatrais envolvendo o público presente.

E mais:

  • KOMBI 55:o Som do Barraco vai estacionar seu meio de transporte musical no meio do evento e somar com o som forte de Eddu Grau, Al Neg, André Vlams e Jéssica Souto. Tudo misturado.
  • EXIBIÇÃO DE FILMES:a turma do cineclube Rã Vermelha / UFF, virá com sua proposta de filmes de terror, alguns produzidos independentes. Terá também uma sessão especial para ouvirmos histórias de uma moradora muito antiga, com mais de 50 anos de Complexo do Alemão.
  • ENCONTRO DE BLOCO E FANFARRAS: podem até achar que o carnaval chegou mais cedo ao Alemão, afinal teremos juntos o Bloco Carnavalesco COMUNA QUE PARIU e as fanfarras OS SIDERAIS  E OS BIQUINIS DE OGODÔ fazendo a maior festa em cortejos na rua onde concentrará o evento.

  • PROJETOS E PESQUISAS:além do lançamento do projeto CEPEDOCA, terá também o lançamento do Dossiê de Violações de Direitos Humanos nos Megaeventos, uma publicação da FAU / UFRJ e o relançamento do Relatório da Militarização de Favelas – Impactos na vida dos jovens negros feito pelo Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro.”

Circulando – Recontando Histórias / 12 De Dezembro / 13h / Morro do Alemão