Circuito Favela Criativa chega na Grande Tijuca neste fim de semana

Grupo Consciência Tranquila Baile Black Bom_Grande Tijuca
Grupo Consciência Tranquila Baile Black Bom

Depois de passar por outras seis favelas do Rio, evento termina neste fim de semana, levando shows, dança, teatro e poesia para a Vila Olímpica de Vila Isabel

Berço de artistas consagrados, como Tim Maia, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, a Tijuca continua revelando novos artistas, tanto do asfalto como das favelas. No fim de semana dos dias 12 e 13 de setembro, o Circuito Favela Criativa aporta na região e cede o seu palco para novos músicos, dançarinos, poetas e atores mostrarem toda a sua arte. Serão oito horas seguidas por dia de shows, teatro, moda e muito mais, conectando artistas da periferia e do asfalto.

A programação começa às 14h e se estende até as 22h. Entre os destaques, Baile Charme do Viaduto de Madureira, MC Sabrina, Aulão de lambaeróbica, Marcelo Natty, Som na Lata, Vitor Art, Baile Black Bom, Encontro do Charme, Companhia de Dança Bobeou Dançou, Cia. Trupe de Arte, Cia. Art’Tude e Interferência Companhia Teatral.

Durante o mês de agosto, o Circuito passou por Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos e Cidade de Deus e Zona Portuária. Em setembro, o projeto seguiu para o Complexo do Alemão/Penha (dias 5 e 6) e Grande Tijuca (dias 12 e 13).

A programação tem a direção artística de Ernesto Piccolo e Marina Vieira. Mais de 2500 artistas de 400 grupos participarão do evento, se apresentando ou comercializando seus produtos. O evento terá, ainda, oficinas de dança, jogos, literatura e comunicação abertas a todo o público, além de passeios guiados pela comunidade. Em cada local será montado um grande palco para os selecionados e artistas convidados.

A programação completa está disponível no site do Programa Favela Criativa: (www.favelacriativa.rj.gov.br/wp-content/uploads/2015/06/Listagem-de-selecionados-divulga%C3%A7%C3%A3o-1.pdf).

O Circuito, que culmina quase três anos de planejamento, representa um investimento de R$ 1.308.000,00 e faz parte do programa Favela Criativa, uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões provenientes da própria SEC, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e do Caminho Melhor Jovem, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, e do Ministério da Cultura, o programa é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais  formação artística e especialização em gestão cultural. Além disso, estabelece também canais de diálogo entre esses jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

O conteúdo e a coordenação do Circuito Favela Criativa são da Mil e Uma Imagens. Apoio: Globo.

E em 2016 haverá mais. O plano é repetir a dose no ano que vem, criando um novo Circuito, integrado à programação cultural das Olimpíadas.

Programação:

Grande Tijuca–12 e 13/09, na  Vila Olímpica de Vila Isabel, das 14h às 22h.

Participantes:

Arte Urbana: CazéSawaya

Artes Visuais: Hilton Rodrigues dos Santos; Louis Allen; Luiz Carlos da Costa.

Artesanato: Ateliê Criart; Euza Cristina; Maria de Fátima; Mônica Regina; Nave 2B3.

Audiovisual: Cinemaneiro

Circo: Cláudio Costa

Comunicação: ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Cultura Popular: Associação Cultural Grupo Afrolaje; Coletivo Lá vai Maria; Folia de Reis Abrilhante Estrela do Oriente; Jongo Caxambu; Cia. Folclórica PoDe-C; Raízes da Liberdade.

Dança: Cia. Raiz Dança Afrobrasileira; Evandro Machado; Gold Dance; Altamente Dance; Impacto do Passinho; Movimento Cridance; Movimento Cultural Black Soul Charme; Origens Show; Quadrilha Junina Somos Show; Rodrigo Mendes; Cia. Andirafro.

Gastronomia: Bolo Rogéria Dantas; Camila Doces; Cleide Naturali; Delícias Doceiras; Doce Dilicia; Docinho da Dodo; Lanches Bar da Tia Lu; PatiTruffas; SlowFood Rio Zona Norte; Alice; Supreme Eventos.

Literatura: Oficina Seu Primeiro Livro; Diogo Borges; Leandro Pedro; Rogéria Reis.

Moda: Vanuza Soares

Música: DJ Rod – Easytuff; Estúdio Produzindo Som; Escola de Samba do Complexo do Alemão; Homens de Prettu; Marcelo Natty; Som na Lata;Vitor Art; Baile Black Bom; Encontro do Charme.

Teatro: Bobeuou Dançou; Cia. Trupe de Arte; Cia. Art’Tude; Interferência Companhia Teatral; Sérgio Biff.

Outros: Dirce Megahair; KC Produções e Eventos.

Coletivo Lavai Maria
                            Coletivo Lavai Maria