Cine & Rock na Praça leva cinema e música para Rio das Pedras

cinerock-divulgacao1
Cine & Rock agita a Praça do Pinheiro, em Rio das Pedras (Créditos: Divulgação)

Os roqueiros de Rio das Pedras, na Zona Oeste, têm um lugar para chamar de seu. Mas não foi sempre assim. Em 2013, os moradores da região acusaram um grupo de jovens de usar o espaço para usar drogas. Os adeptos do rock decidiram, em resposta, criar uma ação cultural que pudesse agitar o bairro e desmistificar os estereótipos do gênero. Nascia assim o Cine & Rock na Praça, evento que leva exibição de filmes, oficinas e, claro, shows de rock para a Praça do Pinheiro – tudo de graça e, agora, com o apoio da comunidade.

“A ideia principal do mix cultural hoje é provar, cada vez mais, que a cultura é um agente real de transformação“, garante o idealizador Leandro Oliveira, para quem o Cine & Rock na Praça busca, principalmente, conscientizar os jovens sobre questões políticas, sociais, culturais e ambientais. Além do cineclube e das apresentações musicais, que chegam a reunir 900 adultos e crianças, o grupo oferece em sua sede oficinas de instrumentos musicais, como baixo e bateria, para moradores do bairro.

cinerock-sandralima-divulgacao
Grupo se reúne quinzenalmente (Créditos: Sandra Lima / Divulgação)

O evento abre espaço exclusivamente para músicos locais e, contrariando a má impressão, tem índice zero de violência. ”Quem vai ao Cine & Rock na Praça, vai para brincar e curtir um bom evento. Hoje, temos maior apoio da comunidade, tanto dos moradores e comerciantes locais, como da própria associação de moradores que, além de ser um grande parceiro, nos apoia“, afirma Leandro. Gustavo Knowels, 19 anos, é um dos moradores que bate ponto na Praça do Pinheiro. ”As pessoas, os eventos sociais, o desenvolvimento com o público, o respeito social, tudo isso tem sido muito importante para mim”, afirma o jovem.