Cine Nikiti exibe filme para comemorar o Dia do Orgulho LGBT

620
Créditos: Divulgação

Para celebrar o Dia do Orgulho LGBT, o cineclube Cine Nikiti exibe o filme São Paulo em Hi-Fi, de Lufe Steffen. Ele será apresentado no dia 21 de junho, quarta-feira, às 18h30, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita. Essa sessão é uma parceria entre Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), Grupo Diversidade Niterói (GDN) e Taturana Mobilização Social.

O Cine Nikiti acontece sempre na 3ª quarta-feira de cada mês, sempre exibindo longas-metragens brasileiros. O Dia do Orgulho LGBT é só no dia 28, mas o cineclube antecipa a festa e apresenta o documentário de 101 minutos que resgata a era de ouro da noite gay de São Paulo, fazendo uma viagem pelas décadas de 1960, 1970 e 1980, com lembranças de testemunhas do período e trazendo à tona as casas noturnas que marcaram época. Temas como ditadura e repressão policial, empoderamento gay, o surgimento da AIDS e a evolução da cultura LGBT também são discutidos no filme.

Antes de São Paulo em Hi-Fi será exibido o curta O Clube, de Allan Ribeiro. O filme retrata a Tuma OK, grupo de transformistas do Rio de Janeiro que celebrava, na época de lançamento do curta, 53 anos de funcionamento. Após a sessão, está programado bate-papo com a atriz e apresentadora formada pela Unirio Fabianna Brazil e a transformista Eula Rochard, que leva para o espaço também uma exposição de figurinos de seus mais de trinta anos de carreira.

Serviço:
Cine Nikiti Especial Dia do Orgulho LGBT
Data: 21 de junho, às 18h30
Endereço: Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói – RJ)
Entrada franca.