Chuva na Baixada Fluminense causa prejuízos

Chuva deixou diversas ruas alagadas de Campos Elíseos. (Créditos: Charles Monteiro / ANF)

Um forte temporal, ocorrido durante a tarde do último sábado para domingo, causou danos a muitos moradores de Campos Elíseos, bairro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Alguns tiveram suas casas invadidas pela chuva e perderam móveis, roupas e documentos. Outros, com um pouco mais de sorte, conseguiram salvar seus pertences sobre mesas e armários altos.

 

Sofá e roupas tiveram que ficar sobre a mesa para não serem atingidos pela chuva dentro de casa.
Sofá e roupas tiveram que ficar sobre a mesa para não serem atingidos pela chuva dentro de casa.

 

Para muita famílias, o domingo foi de limpeza para tirar a lama de casa e calcular o prejuízo da chuva. A moradora Branca Monteiro, 57, é uma delas: “Perdi alguns móveis, roupas e documentos. Apesar da chuva ser um fenômeno da natureza, se o prefeito e as autoridades não fizerem nada, vai ser sempre assim”, conta ela, que vive no bairro há aproximadamente 40 anos. “Nós estamos abandonados em Campos Elíseos. Não só eu, como toda a redondeza”, completa.

Quintal com muita água na casa de Cássia Regina.
Quintal com muita água na casa de Cássia Regina. (Créditos: Charles Monteiro / ANF)

Em outra rua, a moradora Cássia Regina Ribeiro, 58, conseguiu salvar seus pertences, mesmo com o seu quintal de casa inundado. “Por pouco, não perdi os móveis. A chuva entrou na cozinha, meu quintal está cheio de água e faltou pouco para entrar na sala”, explica. Ela critica a falta de cuidado com o bairro: “Desde que moro aqui, os prefeitos consertam as ruas, mas nem todas ficam bem consertadas. Quando chove, muitos vizinhos ficam à mercê e ninguém dá uma solução de nada. Ninguém consegue nem dormir, porque não sabem o que fazer”.

Diversas páginas nas redes sociais relataram por meio de fotos, vídeos e depoimentos ao vivo o estado do bairro, mantendo todos em alerta. Os moradores cobraram da Prefeitura soluções para que esses casos parem de se repetir.

Procurada, a Prefeitura de Duque de Caxias não retornou os pedidos por esclarecimentos da Agência de Notícias das Favelas.