Casa de Saúde São José realiza Ação Social no Vidigal para cerca de dez mil pessoas

  Ação Social Sesi Cidadania

Favela em São Conrado será a segunda a receber evento gratuito, que inclui atendimentos médicos,serviços como a emissão de documentos e atividades de lazer

A Casa de Saúde São José promove neste sábado, 13 de junho, das 9 às 16h, a segunda edição do “Ação Saúde e Cidadania”. Durante a ação, que será realizada no Colégio Stella Maris (Estrada do Vidigal, 75) e aberta ao público, moradores da favela poderão fazer documentos, realizar exames de aferição de pressão e glicose e, também, receber orientações nutricionais e de saúde bucal. A previsão dos organizadores é que sejam feitos cerca de 10.000 atendimentos em único dia durante a ação. A primeira edição do “Ação Saúde e Cidadania”, programa social desenvolvido pela Casa de Saúde São José, prestou atendimento a cerca de 4.000 pessoas, em 2014, na Favela Santa Marta, em Botafogo.

De acordo com Carlos Nasser, responsável pela área de Gestão de Pessoas da Casa de Saúde São José, a “Ação Saúde e Cidadania” visa deixar um legado nas favelas que a recebem, além dos serviços prestados no dia oficial em que as ações são realizadas. “Nosso objetivo é trazer mais qualidade de vida para as pessoas e para as favelas de forma geral. E nossa atuação é também exemplo para a comunidade do entorno, não só sobre visão, mas no que se refere à prática da ação social”, ressalta.

Profissionais de diversas áreas e serviços da Casa de Saúde São José serão voluntários da ação social, que reunirá cerca de 70 funcionários e parceiros do hospital, entre os quais, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, administradores e fisioterapeutas. Neste dia, várias tendas com serviços gratuitos serão montadas no espaço do Colégio Stella Maris. No local, os interessados poderão esclarecer suas dúvidas sobre saúde, bem como aferir pressão arterial e glicose. Será possível também emitir carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF e receber assistência jurídica. Para estimular a geração de renda, haverá atendimento ao microempreendedor individual e inscrição para cursos do SESI e do SENAI.

A programação inclui ainda oficinas de artesanato; o projeto Cozinha Brasil, que visa dar dicas sobre reaproveitamento de alimentos; dicas de automaquiagem; ginástica laboral para a terceira idade; roda de capoeira; vacinação contra a gripe; “escovódromo” e dicas de saúde bucal com distribuição de Kits; cadastramento para doação de sangue.

Pessoas identificadas com alto índice de diabetes passarão por aconselhamento nutricional individual. E para a criançada, estão previstas atividades como contação de histórias infantis, animação com som, DJ, dinâmicas e oficina de pintura. O convite aos moradores da comunidade do Vidigal foi feito por meio da associação dos moradores, com apoio do agente comunitário do SESI-RJ.

“O evento, organizado em parceria com o SESI Cidadania e com apoio do Detran, Setrab, Defensoria Pública, Viva Rio, Correios e Senai, tem como objetivo oferecer à população da favela do Vidigal serviços que promovem a cidadania, a saúde e o bem-estar”, detalha a engenheira de Segurança do Trabalho da Casa de Saúde São José, Eliana Santos.

Campanha de desarmamento infantil com o Viva Rio

O lema da campanha, que visa estimular o desarmamento desde a infância, é “Troque sua arma por um brinquedo”. A ideia é que no dia da ação as crianças troquem suas armas de brinquedos por bolas, bonecas e outros brinquedos que não estimulem a violência. “É uma forma simbólica de dizermos que o Rio de Janeiro e seus habitantes pedem paz”, resume Carlos Nasser.

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Casa de Saúde São José, integrante da Associação Congregação de Santa Catarina, transfere sistematicamente os recursos gerados pelo funcionamento do hospital para as obras sociais da ACSC, que mantém mais de 35 obras sociais e diversos programas de vulnerabilidade e risco social, consolidando o modelo de gestão autossustentável da Congregação. Anualmente, cerca de 15 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social são atendidas nas instituições mantidas pela ACSC nas áreas de saúde, educação e assistência social. Por esse trabalho, a entidade é hoje uma das maiores instituições filantrópicas do país.

Sobre a Casa de Saúde São José

Situada na Rua Macedo Sobrinho, no bairro do Humaitá, a Casa de Saúde São José, fundada em 1923, é uma das instituições de saúde mais antigas da cidade. Para contar sua história, voltamos ao ano de 1897, quando chegaram ao Brasil as quatro primeiras Irmãs da Congregação de Santa Catarina, fundada por Madre Regina Protmann, em 1571, na Alemanha. Madre Regina abandonou todo o conforto familiar para se dedicar aos doentes domiciliares e à educação dos jovens, criando a 1ª Congregação com vida ativa da Igreja Católica.

Ao chegarem ao Brasil, as quatro Irmãs se instalaram em Petrópolis e começaram ali o Colégio Santa Catarina. Enfermeiras por formação, em 1915 foram para o Rio de Janeiro trabalhar no Hospital São Francisco de Paula, onde ficaram durante seis anos. Depois, decidiram alugar uma casa na rua D. Carlota e, em 1922, para melhorar as condições de atendimento, decidiram montar uma casa de saúde própria.

O próximo passo das irmãs foi a fundação da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, na década de 20. Com a dedicação e o profissionalismo das irmãs, o hospital logo conquistou o respeito de médicos e pacientes, propiciando o aumento gradual da procura pelos serviços e a consequente ampliação de sua capacidade de atendimento.

Hoje, 92 anos depois, a Casa de Saúde São José é um dos mais renomados e bem aparelhados hospitais do Rio de Janeiro. Moderno e confortável, o hospital possui um corpo clínico composto por qualificados e experientes médicos da cidade. Com atendimento a aproximadamente 30 especialidades, a Instituição tornou-se referência em maternidade e em cirurgias minimamente invasivas. Por ano, são realizados no hospital cerca de 3.000 partos e 22.000 cirurgias.

Ação Social Sesi Cidadania1