Campo de Santana completa 135 anos

Campo de Santana

No sábado, 12 de setembro, haverá programação cultural gratuita para crianças e adultos dentro do Campo de Santana

Inaugurado por Dom Pedro II em setembro de 1880, o Campo de Santana, maior área verde do Centro do Rio de Janeiro, completa 135 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura do Rio de Janeiro – através da Fundação Parques e Jardins (FPJ) -, realiza no dia 12 de setembro, sábado, a partir das 10h, uma série de atividades no local.

Dando início à programação, o “Rolé Carioca” receberá os visitantes para um passeio histórico pelo Campo de Santana. O passeio, guiado pelos professores William Martins e Rodrigo Rainha, vai contar ao público os marcos importantes do local. O ponto de encontro será em frente à Gruta Glaziou, dentro do Campo.

Também às 10h, dessa vez voltado ao público infantil, haverá a apresentação do grupo “Panos pra Manga”, que realiza brincadeiras educativas com as crianças. Eles se apresentarão na chamada Praça Central.

Já o projeto “Descarrego Literário” estará às 11:00h, também na Praça Central, em frente à estátua Verão, com sarau poético e microfone aberto para quem quiser se expressar em público.

No mesmo local, finalizando a programação, quem se apresenta a partir das 12h é o pessoal do River Down Chicago.

Para Wellington Ribeiro, presidente da FPJ, o dia de festa vem ao encontro da proposta de revitalização do Campo de Santana e do Centro do Rio de Janeiro como um todo: “Queremos mostrar à população que aqui é sim uma área de lazer que pode e deve ser ocupada pelas pessoas, frequentada, seja durante a semana ou aos finais de semana.”

Concurso cultural

Além das atividades culturais que acontecerão dia 12, a FPJ lança ainda o concurso fotográfico “Campo de Santana: um novo olhar”. As pessoas farão suas fotos e as publicarão no Instagram do Campo de Santana (@CampodeSantanaRJ) usando a hashtag #CampodeSantana135anos. Ao longo de um mês, de 12 de setembro a 12 de outubro, os participantes poderão enviar suas fotos. Ao final, um time de 3 jurados escolherá as melhores fotos. O vencedor ganhará um aparelho celular (modelo a definir); o 2º lugar ganhará um exemplar do livro “Memórias das Nuvens – o Rio visto de cima”, do jornalista Genilson Araújo, que integra o Sistema Globo de Rádio; já o 3º colocado ganhará um exemplar do livro “Eu Rio, Tu Urcas, Ele Sepetiba”, de Valmir Moratelli, editor da revista Quem, da Ed. Globo. Os dois jornalistas, inclusive, serão jurados do concurso, ao lado de Aziz Filho, diretor de redação do jornal O Dia.

A premiação acontecerá dia 20 de outubro, terça-feira, às 11h, no auditório da Fundação Parques e Jardins.

Programação:

10h – Rolé Carioca

10h – Panos pra Manga

11h – Descarrego Literário

12h – River Down Chicago