Caminhando e perseguindo novos sonhos

Créditos: Josiane Santana / Favelagrafia

Vi nas páginas do Facebook as publicações da ANF Produções. Isso me deu uma emoção tão boa, um orgulho positivo, uma alegria reconfortante. Me veio à mente a lembrança do ano de 2012, quando fiz uma cirurgia bariátrica e conheci Renata Duarte, moça tranquila, de olhar brilhante e um sorriso sincero que foi me visitar com o fundador e diretor da Agência de Notícias das Favelas André Fernandes. Renata, hoje, é uma das responsáveis pelo crescimento, pelo amadurecimento, pelo foco da instituição.

De lá pra cá muita coisa aconteceu. A organização vem amadurecendo, criando tentáculos e alcançando um público maior, se expandindo. O jornal A Voz da Favela está mensalmente nas ruas. Tivemos o REP – Ritmo e Poesia e a RACC – Rede de Agentes Comunitários de Comunicação, projeto da Agência de Notícias das Favelas para formar agentes comunitários de comunicação através do oferecimento de ferramentas para o desenvolvimento de jovens comunicadores. Houve o lançamento de livros: Perseguindo um sonho, de André Fernandes, o Manual de Redação e Estilo da ANF, 400 x 1  – Uma história do Comando Vermelho, de William da Silva Lima, Cultura Viva Comunitária, de Alexandre Santini, e logo logo novos lançamentos virão. Que sentimento bom ao ver as fotos dos livros editados pela ANF Produções! Vi como a empresa está caminhando com resistência, mesmo em tempos difíceis, e que lança títulos interessantes, fortes, afirmativos. Estamos também saindo de um lindo encontro internacional de comunicação que contou com muitos parceiros, produtores e voluntários, além do fato de que, em breve, começam as aulas do pré-vestibular gratuito da ANF.

A ANF Produções nasceu como braço empresarial para dar autossustentabilidade ao trabalho da ONG Agência de Notícias das Favelas. Mas está para além de apenas isso. Veio para compartilhar conhecimento, cultura , pulverizar experiências. Olho para os títulos e vejo o quanto crescemos e como um sonho acompanhado do profissionalismo e da praticidade pode se transformar em uma caminhada prazerosa de construção do sucesso.
Sinto muito orgulho de você, Renata Duarte, de ver o seu crescimento profissional, mas sempre com a mesma doçura, a mesma gentiliza em lidar com o mundo, e de como a ANF cresceu junto com você. O orgulho permanece também de você, André Fernandes, que, mais que amigo, é um irmão, e que, apesar da pouca grana, conduz com criatividade e assertividade a instituição, e vem levando a ANF a caminhos que nos alegram, que nos emocionam.

Através de vocês, deixo um grande parabéns para toda a equipe ANF, todos que se empenham para o seu crescimento e desenvolvimento, e agradeço com respeitoso carinho todos que nos acompanham, que leem nosso jornal, que compram nossos livros, que navegam no nosso portal e nas nossas páginas nas redes sociais.

Estamos crescendo de forma consciente, respeitosa, solidária, compartilhando conhecimento e sinalizando possibilidades, construindo pontes para o diferente, para o inovador. Estamos caminhando e perseguindo novos sonhos!