BOGOTÁ: CIDADE URBANA E RURAL

 

 

Vista desde  el centro hacia el norte  de Bogotá

Nancy J Cifuentes Gonzalez *

 

Bogotá é a principal cidade da Colômbia, segundo os dados do DANE (departamento nacional de estadísticas) no ano 2012 Bogotá tinha uma população de 7”363 782 pessoas. Com uma densidade de 4146 pessoas por Km 2. Só 15 987 habitantes estão na zona rural do distrito capital. El 47.8% da população são homens e o 52.2% mulheres. Tem a taxa de iletrados mais baixa da Colômbia com só um 3.4% na população maior de 5 anos de idade.

Bogotá teve um processo acelerado de urbanização e industrialização, gerando complexas rações políticas e sociais como a pobreza e o conflito armado. Isso fez que fosse formado um novo fenômeno social: a migração de camponeses a cidade em extrema pobreza durante o século XX, isto determinou o crescimento da população nas zonas urbanas e o estabelecimento de zonas de favelas nos arredores da cidade.

Um exemplo do anterior, é o numero de migrantes que chegou a cidade, segundo a consultoria para os direitos humanos. Codhes, no período de 1999-2005. Chegaram a cidade mais de 260.000 pessoas como resultado de migrações forçadas pela violência. Aproximadamente o 3,8% do total da população de Bogotá. As localidades onde se concentram a maior quantidade de pessoas são: Ciudad Bolívar, Kennedy, Bosa e Usme.

A cidade tem 20 Localides[1] e mais de 1200 bairros. Embora tenha a localidad chamada Sumapaz que é rural. As outras localidades se consideram parte da área urbana.

Localidad de Ciudad Bolívar

Nos anos 50 começaram as favelas produto da ocupação desorganizada, pouco planejada na principal cidade do país e da migração forçada dos camponeses que vinham de muitas zonas e

regiões onde havia conflito armado. Eles foram morar no arredor da cidade. Esses bairros e favelas não têm serviços básicos de água ou eletricidade tendo condições baixas para morar lá.

A época de urbanização esteve até os anos 60, onde a população não superaba os 50mil habitantes. Nos anos oitenta iniciou um novo processos de urbanização que representou um considerável aumento da população. Mais ou menos em 250mil. Para esta época se iniciou o aproveitamento das partes mais altas da localidad de Ciudad Bolivar, y assim foi muito difícil a implementação de serviços públicos ainda com o apoio de órgãos internacionais. Em 1983, através dos “acuerdos 13 e 14” do “concejo de Bogotá”[2] foi criada oficialmente a localidad de ciudad Bolívar. Umas das mais grandes e diversas de Bogotá.

Assim foram criados novos bairros carentes ou de baixa renda em menos de 20 anos. A localidad  de Ciudad Bolivar, tem uma extensão de 12. 999 há , das quais 3.391 há são urbanas e 9.608 há são zona rural. Isso é o 73.9% do total da superfície da localidad,está classificada como a localidad mais extensa, a terceira com maior superfície rural.

*Assitente  Social – fotógrafa


[1] Localidad é a forma política e administrativa como é dividida a Cidade.

[2] Órgão político que administra a cidade de Bogotá.