Artistas organizam protesto no Palácio da Cidade

3122

Está marcado para as 15h desta terça-feira, 28, um protesto de artistas e trabalhadores da cultura da cidade para pressionar o prefeito Marcelo Crivella sobre questões relacionadas ao setor. A reivindicações tratam do pagamento do Fomento da Cultura de 2016, contra o corte de 25% nos equipamentos culturais e a criação de uma lei que estabeleça políticas públicas contínuas para o campo cultural, entre outras demandas.

A concentração para o ato será na saída da estação do metrô Botafogo (Praça Nelson Mandela) que, em seguida, parte em cortejo até o Palácio da Cidade, sede da prefeitura carioca, na rua São Clemente. O protesto é organizado pelo Movimentos pela Cultura, que reúne diversos grupos, como Diálogo em Circo, Reage Artista, Fórum Permanente da Dança, Instituto Pretos Novos e Fórum Carioca de Arte Pública.

 

movimento
Créditos: Divulgação

Fomento da Cultura ainda não tem previsão de ser pago
Um abaixo-assinado pelo pagamento do Fomento da Cultura de 2016 foi lançado na internet e já conta com 2.770 assinaturas. O edital, lançado ao fim do governo Paes, não foi pago até hoje. O texto de convocação ao ato frisa que “Após a derrota do candidato do governo Eduardo Paes, o edital lançado pelo secretário Junior Perim deixou de ser prioridade para sua gestão, que não honrou o compromisso firmado e nem sequer empenhou a verba para o governo seguinte”.

Foram selecionados para o Fomento da Cultura 204 projetos nas linguagens de teatro, dança, artes plásticas, literatura, música, circo, cultura afro‐brasileira, cultura LGBT, artes integradas, infância, museus e acessibilidade. Mais de 5 mil profissionais poderiam ser contratados pelos projetos aprovados, que privilegiam as zonas Norte e Oeste do Rio.

Militantes da cultura afirmam que o diálogo com a atual secretária Nilcemar Nogueira tem sido marcado por ruídos de comunicação e a insatisfação do setor com a disposição da SMC em lançar novos editais antes do pagamento do edital anterior. No último encontro com os artistas, a secretária se comprometeu a articular uma reunião com o prefeito Marcelo Crivella para tratar do assunto.

Estima-se que mais de R$200 mil foram gastos dos cofres públicos para que o processo de seleção do Fomento da Cultura 2016 fosse realizado.

 

Serviço:
Ato Cultura Não se Cala!
Data: 28 de março (concentração às 15h)
Trajeto: Metrô Botafogo (Praça Nelson Mandela) até o Palácio da Cidade (Rua São Clemente)