ANF, o sonho – 16 anos de conquistas

“Durante toda a década de 1990, eu atendia, em média, dez telefonemas por dia de jornalistas de todo o País e do exterior pedindo contatos e pautas nas favelas do Rio de Janeiro. Essa rotina me fez pensar que deveria facilitar a vida desses profissionais, democratizando as informações que eu tinha.

Era hora de pensar, ainda em 1997, na fundação de uma agência de notícias de favelas. Na minha longa experiência como fonte e ajudante dos repórteres, descobri que muitas denúncias graves deixavam de ser feitas porque os veículos de comunicação tinham o patrocínio financeiro do estado. Só uma agência independente e popular poderia garantir maior exposição da realidade dos pobres moradores das favelas.”

Os dois parágrafos acima foram extraídos do início do capítulo 8 do meu livro, Perseguindo um sonho – a história da fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo, onde conto como há exatamente 16 anos foi ao ar o primeiro site da Agência de Notícias das Favelas. Era tudo mais difícil. E hoje estamos nós aqui, com quase 400 colaboradores e um alcance que nem posso imaginar.  Quem diria que um dia fosse publicar diretamente no portal com um celular, tal qual estou fazendo agora!

Hoje é dia de alegria! Parabéns para todas as pessoas envolvidas que fizeram e fazem esse lindo sonho cada dia mais real e possível.