ANF lança financiamento recorrente

Colaboradores e amigos da Agência de Notícias das Favelas ao lado diretor e fundador André Fernandes (centro). (Créditos: Divulgação)

Na semana em que completa 17 anos de fundação, a Agência de Notícias das Favelas acaba de lançar seu financiamento recorrente. A iniciativa é uma parceria com a Benfeitoria, maior plataforma de financiamento coletivo para projetos sociais e culturais do país.

A ANF foi fundada em 8 de janeiro de 2001 e é considerada a primeira agência de notícias de favelas do mundo segundo a Reuters – a mais importante agência do jornalismo mundial. Hoje detentora de um portal e de um jornal impresso com tiragem mensal de 50 mil exemplares, a organização realiza ainda projetos de formação em comunicação comunitária com a Rede de Agentes Comunitários de Comunicação e acesso para a universidade no Pré-Vest Curso Popular.

– Estamos buscando todas as maneiras de financiamento no momento de crise que atravessa o nosso país. Esse é mais uma, que garante nossa independência e nossa isenção enquanto veiculo de comunicação, explica o fundador e diretor André Fernandes, que possui um histórico de quase 30 anos de militância na comunicação das favelas.

O financiamento recorrente da Agência de Notícias das Favelas contempla diversas faixas de valores e torna possível a manutenção dos custos básicos da organização com aluguel, luz, água, pagamento de editor, webmaster, secretária-executiva, designer e ainda a impressão do Jornal A Voz da Favela.

Quem colabora, além de incentivar a comunicação comunitária, amplificar as vozes das favelas e periferias e garantir a independência editorial da organização, oferece oportunidades e geração de renda para 25 pessoas – A Voz da Favela é um jornal que não tem preço, mas valor, e conta com distribuidores espalhados pelo Rio, que recebem contribuições voluntárias dos leitores que adquirem a publicação.

Os benfeitores que participarem do financiamento recorrente recebem também uma série de benefícios, como a assinatura mensal do Jornal A Voz da Favela, brindes promocionais, um exemplar do livro Perseguindo um sonho, de André Fernandes, além de descontos nas publicações da ANF Produções, empresa mantenedora da organização, e convites para eventos exclusivos da ANF e de parceiros.

– Quem contribui pode estar certo que está apoiando a manutenção e crescimento da maior agência de notícias de favelas do mundo, de uma mídia contra hegemônica que quer crescer não só na ideologia, mas nos números também, finaliza André.

Interessados em colaborar com a organização podem fazer suas contribuições em benfeitoria.com/agenciadenoticiasdasfavelas.