ANF lança curso inédito para formar agentes comunitários de comunicação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

A Agência de Notícias das Favelas (ANF) em parceria com a “Faculdades Integradas Hélio Alonso” (FACHA) lança neste sábado, a primeira edição do curso de extensão “Agentes Comunitário de Comunicação”.  Durante três meses jovens moradores de várias favelas do Rio de janeiro terão contato com o universo da comunicação comunitária.

A iniciativa é patrocinada pelo Ministério da Cultura, através do edital Prêmio de Mídia Livre. O objetivo é formar a primeira turma da Rede de Agentes Comunitários de Comunicação – RACC, a fim de integrar um coletivo dentro do cenário midialivrista.

André Fernandes, fundador da ANF, garante que a iniciativa só foi possível graças o apoio do prêmio de mídia livre.

“Estamos muito felizes por termos sido contemplados com o prêmio de mídia livre do Ministério da Cultura, na gestão de Juca Ferreira e da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural Ivana Bentes. Esse prêmio é um reconhecimento pelo trabalho da Agência de Notícias das Favelas em todo o país”.

Já para Sérgio Pugliese, membro do Conselho Diretor da Agência de Notícias das Favelas, a iniciativa tem uma importância singular para a democratização da comunicação.

“O Curso de Agente Comunitário de Comunicação e consequentemente a formação da RACC – Rede de Agentes Comunitários de Comunicação é de extrema importância para a democratização da informação das Favelas.”

As aulas ocorrem aos sábados, entre 13h às 17h e para os alunos será oferecido auxílio transporte, material didático e lanche.

Entre palestrantes confirmados estão, o jornalista Caco Barcellos,  o jornalista Sérgio Pugliese, MC Leonardo, Adriana Facina, entre outros.

Ainda segundo André Fernandes, a iniciativa do curso deverá ser replicada em outras regiões do Brasil, em breve.

“Esse é o primeiro de muitos outros cursos de Agentes Comunitários de Comunicação que faremos em parceria com outras faculdades pelo país e com patrocínio de diversas empresas parceiras”.

As aulas ocorrem no campus Botafogo, da Faculdades Integradas Hélio Alonso.