Ambientalista Gilberto Teixeira palestra sobre resíduos sólidos na Gardênia Azul

296
10593203_347709805392613_3571395412272448142_n
Foto: Tiago Tit Medeiros

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010, traz uma nova perspectiva para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no território nacional. A referida lei, além de tratar diretamente dos resíduos sólidos, traz em sua concepção a importância da relação entre os catadores e a política Nacional de Resíduos Sólidos, evidenciando o desenvolvimento econômico sustentável através da inclusão social e da preservação ambiental.
O GAAGA, convidou o ambientalista Gilberto Teixeira, para palestrar e esclarecer a comunidade sobre a questão de resíduos sólidos, na Feira Cultura Ambiental que acontecerá dia 23/10 na Gardênia Azul, Jacarepaguá.

Gilberto Teixeira militou entre os principais ambientalistas na defesa do meio ambiente, inclusive na fundação da APEDEMA/RJ (Assembléia Permanente de Defesa do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro) e integrou a coordenação do Fórum Global, entidade que coordenou a ECO-92.

No campo da ecologia criou a Agência Ambiental SOS Terra e o Jornal SOS Terra, um dos veículos de comunicação do Fórum Global. Na Prefeitura Municipal de Teresópolis criou e coordenou o Sistema de Política Ambiental, onde implantou vários programas e projetos de educação, monitoramento e fiscalização Ambiental (Educação Ambiental, Patrulha Verde, Linha Verde, SOS Paquequer, SOS Florestas). Implantou, ainda, o Sistema de Coleta Seletiva de Lixo (SOS Lixo) agregado às escolas municipais com a sociedade civil, trabalhou a recuperação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos/PNSO, implementando várias ações e programas, entre eles a volta da Unidade ao Programa Nacional de Meio Ambiente/PNMA/Ministério do Meio Ambiente e criou, junto a 30 entidades do município, a ONG Sociedade dos Amigos do Parque, ligada à Unidade para tratar de questões relacionadas com o PNSO. Foi o maior movimento da sociedade civil já organizado no Estado do Rio de Janeiro, em torno de uma unidade de conservação, pois conseguiu sensibilizar e levar o ministro do Meio Ambiente, Sr. Rubens Ricupero, a Teresópolis, para ver de perto os problemas que afligiam a unidade. Os ambientalistas comemoraram o Dia Mundial do Planeta (22 de abril), no dia 19 de abril, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, RJ. A Festa Verde, organizada pelo CREA/RJ, Movimento de Cidadania Pelas Águas e pela APEDEMA/RJ contou com a presença dos artistas Bia Bedran, Fátima Guedes, Tunay e CaraForró. A festa foi divulgada, principalmente, entre ecologistas e amigos do Meio Ambiente. O ambientalista Gilberto Teixeira, que integra o Movimento de Cidadania Pelas Águas/CREA/RJ, participou da organização da festa.

Sobre Resídos sólidos.

Definição
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).

Fonte de produção
Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.

Coleta seletiva e reciclagem
Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

Resíduos sólidos perigosos
Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

O Evento acontecerá no dia 23/10 a partir das 09h

Endereço: Rua Acapori s/n – Gardênia Azul ( em frente a Clinica da Família)

GAAGA- Grupo de Ação Ambiental Gardênia Azul
(21) 9-7493-3919

Compartilhar
Artigo anteriorSeminário Saúde e Segurança Pública
Próximo artigoGAAGA apresenta Providência sustentável no Cine Ambiental
Trabalho há 15 anos com cultura na Zona Oeste, produzi diversos eventos ,Desfiles, Shows de Rock, Concursos de dança, Saraus, Teatro. Em 2006 descobri o audiovisual como trabalho e realização, meu primeiro vídeo ainda amador " A Mulher Guerreira" ganhou fama, e através dele ganhei uma logomarca e um site. Desde então foram diversos trabalhos, como : 5 Documentários , 15 curtas metragens, vários clipes, 1 longa metragem, e atualmente o documentário " Caminho das Pedras".