Agência de Notícias das Favelas recebe medalha Tiradentes

Na próxima sexta – feira, 03 de Outubro a Agência de Notícias das Favelas receberá medalha Tiradentes. Esta comenda é a mais importante do Estado do Rio de Janeiro, destinada a premiar personalidades que tenham prestado relevantes serviços à causa pública.

É com imenso prazer que a Agência de Notícias das Favelas recebe esta homenagem concedida pelo deputado André Lazaroni.

A sessão solene será realizada na sexta- feira, 03 de Outubro de 2014 as 17h no Auditório Nelson Carneiro – 6 andar Palácio 23 de Julho Prédio Anexo ao Palácio Tiradentes Rua Dom Manoel, s-n – Centro – RJ

medalha 1
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONCEDE A MEDALHA TIRADENTES E O RESPECTIVO DIPLOMA À

ANF – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS

A ANF – Agência de Notícias das Favelas foi fundada pelo jornalista André Fernandes, que morou e trabalha há mais de vinte anos nas favelas, para atender a demanda da imprensa e da sociedade que precisavam obter informações sobre o que acontecia no contexto desses locais no Rio de Janeiro. Fundada em janeiro de 2001, foi logo reconhecida pela Reuters como a primeira agência de notícias de favelas do mundo. 

A missão da organização é estimular a integração e a troca de informações entre as favelas, com a finalidade de melhorar, por meio de formação de uma grande rede de colaboradores, a qualidade de vida do povo.
Após trabalhar como missionário no morro Borel e Santa Marta, como assessor de assuntos comunitários da Fábrica de Esperança em Acari, de ter coordenado a campanha Rio Desarme-se, ter fundado a Casa da Cidadania e ter sido secretário executivo da Casa da Paz, em Vigário Geral, André Fernandes, resolveu fundar a Agência de Notícias das Favelas. O motivo foi o grande número de telefonemas de jornalistas e estudiosos, que recebia todos os dias, durante a década de noventa, quando a entrada da imprensa nas favelas do Rio de Janeiro era quase que impossível, democratizando assim as informações desses locais.
Atualmente a Agência de Notícias das Favelas conta com mais de duzentos colaboradores, que escrevem em seu portal, com mais de vinte mil usuários. É a responsável pelo jornal mensal A VOZ DA FAVELA, com tiragem de cinqüenta mil exemplares e também do Guia das Favelas, um anuário bilíngüe sobre turismo e cultura, lançado de forma impressa, on line e também de aplicativo para celulares.
A organização que foi fundada há treze anos, hoje está consolidada, atuando em centenas de favelas, não só no Rio de Janeiro, mas em outros estados. Um exemplo disso é o trabalho que realiza de publicidade, com mais de mil pontos, em mais de 400 favelas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Recentemente foi lançado o livro “Perseguindo um sonho – A história da fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo”, onde o autor, fundador da organização, conta seus mais de vinte anos de trabalho nas favelas do Rio de Janeiro, com prefácio do pastor Caio Fábio e do Dr. Nilo Batista. Sobre o livro, Adriana Facina, Doutora em ciências sociais e estudiosa sobre o tema de favelas, afirmou que: “ficou impactada com as histórias narradas ali”, e diz ser “Obrigatório para quem pesquisa favelas.”
O sonho do fundador da organização é ver um dia, em cada favela do mundo, um correspondente da organização. A organização conta com parcerias importantes, tais quais a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e a Approach, uma das maiores agências de comunicação do país.

Convite Medalha Tiradentes