A menos de dois meses da Copa, situação no morro da Mangueira é de abandono.

Foto: André Fernandes

 

Vista do Maracanã da casa do Balbau
Foto: André Fernandes

A menos de dois meses da Copa do Mundo, a situação do morro da Mangueira, que fica a poucos metros do Maracanã, é de abandono. Foi o que pode constatar, durante a tarde de hoje, a equipe da Agência de Notícias das Favelas. Subindo pelo Buraco Quente, principal entrada da favela, perto do projeto EcoModas, um esgoto desce há meses. Após esse esgoto, subindo as escadarias, o mato toma conta de vários locais. Percebe-se claramente que há muito tempo a prefeitura não passa por lá.

Esgoto
Foto: André Fernandes

Subindo a favela escadarias acima, em um lugar mais próximo a creche Mestre Tinguinha, ouvimos um grito: “correio”. Um senhor de sessenta anos, que já se aposentou como funcionário do Correio, mas que continuou trabalhando. Ficamos impressionados, pois o correio andar assim nas favelas não é normal. Em alguns lugares, as cartas voltam com um carimbo “área em conflito”. Mas com o senhor Antônio é diferente. Ele trabalha há vinte anos como carteiro oficial do correio no morro da mangueira.

Carteiro - Sr. Antônio
Foto: André Fernandes

Ao chegarmos na parte mais alta da favela, a vista realmente é maravilhosa, fazendo valer cada degrau subido. Infelizmente poucos são os locais que não estão sujos. Fica aqui a pergunta: porque a prefeitura não limpa esses locais para que turistas possam visitar? Porque o morro da Mangueira, tão cantado em tantos sambas e tão perto de um dos principais palco da Copa do Mundo, está tão abandonado? Segundo Thiaguinho, diretor da Associação de Moradores, o PAC está chegando. Mas continua a pergunta: porque a prefeitura não faz serviços de limpeza e de manutenção?

Foto: André Fernandes
Foto: André Fernandes