A lua no alto da Providência

Créditos: Reprodução do Instagram

Um mês antes do Morro da Providência, a primeira favela do Rio, completar 120 anos de ocupação, a comunidade ganhou as páginas dos jornais de todo o mundo por causa de uma visitante ilustre: a cantora Madonna. Ela subiu o morro para conhecer a Casa Amarela e a escultura de uma grande lua criada pelo artista francês JR. O espaço agora atrai o interesse de turistas e artistas.

JR, que tem no currículo a realização de projetos no mundo todo, chegou ao morro pela primeira vez em 2008, recebido pelo fotógrafo e morador Maurício Hora. O objetivo era fotografar mulheres e expor na fachada das casas das mesmas para o projeto “Women”. Em 2009, as fotos viraram a exposição “28 Milímetros – Mulheres”, que uniu obras dos dois fotógrafos na Casa França-Brasil. O trabalho virou também um livro com as fotos e histórias das mulheres da Providência.

Créditos: Douglas Oliveira
Créditos: Douglas Oliveira

A Casa Amarela nasceu no meio desse processo, com o objetivo de ser um espaço para projetos culturais e de formação no território. Hoje, há atividades todos os dias e cursos de inglês, francês para crianças e adultos, capoeira, teatro, poesia, alfabetização, entre outros. A maioria das oficinas é oferecida pelos próprios moradores.

 

Em 2016, JR voltou à Providência por conta das Olimpíadas e criou a escultura sobre o telhado da casa, que conta também com uma grande instalação na fachada assinada pelos artistas Dirby e Takao Shiraishi. Segundo a cogerente da Casa Amarela, Tiphanie Constantin, a lua é um quarto de hóspedes, feita pra receber artistas: “Eles vêm compartilhar conhecimento e arte, e podem ficar na lua”, explica.

Apesar da movimentação, o espaço não está aberto para o público. Ainda faltam pequenos ajustes para receber os visitantes, o que deve ser resolvido em breve.

“Publicado na edição de dezembro de 2017 do jornal A Voz da Favela.”