72 Horas Rio Festival de Filmes abre inscrições gratuitas

O Festival irá oferecer oficinas de audiovisual, desafiar a produção de um curta metragem no prazo de 72 horas tendo os bairros da Glória, Lapa, Centro Histórico e Zona Portuária como cenário, mostras e premiação. 

72H-banner 

Os amantes do cinema têm bons motivos para comemorar! A partir de 31 de março, estarão abertas as inscrições do 72HORAS RIO Festival de Filmes. O evento, idealizado pelos produtores Cristiano Vicente e Nicole Freeman, tem como objetivo estimular as pessoas a tirar as ideias das cabeças e a realizar, incentivando assim, a  produção de conteúdo audiovisual brasileiro e a criação de redes criativas e produtivas, além de apoiar a profissionalização.

 Os curta metragens, podem ser documentário, ficção ou animação, e toda produção de roteiro, filmagem e edição, devem ser completados no prazo máximo de 72 horas. Os filmes entregues com um segundo de atraso estarão fora da competição, mas todos que forem entregues finalizados, serão exibidos nas mostras realizadas durante o Festival. As inscrições podem ser feitas pelo site www.72horasrio.org, até o dia 30 de abril.

 O lançamento no Museu de Arte do Rio, no dia 26/05, é o início do desafio. Serão anunciados uma frase, um objeto e um “corte criativo” que devem ser inseridos nas produções com a finalidade de garantir que os filmes sejam  produzidos durante o Festival. No encerramento do prazo, dia 29/05, as equipes terão que entregar os filmes, e todos finalizados durante o Festival, serão exibidos em mostras entre os dias 10 e 19  de junho.

 O júri, composto por cineastas, produtores e profissionais de audiovisual, irá julgar 17 categorias: Primeiro, segundo e terceiro melhor filme, Ficção, Documentário, Animação, Filme pelo celular, Direção, Roteiro, Edição, Cinematografia, Trilha sonora, Ator, Atriz,  Maquiagem, uso inovador de elementos criativos e Júrí Popular. Os melhores filmes serão re-exibidos e premiados em um evento com tapete vermelho no Cine Odeon, dia 25/06

 Para os idealizadores do projeto, Cristiano Vicente e Nicole Freeman, a expectativa para esse ano é enorme, “Além de estimular a produção de conteúdo audiovisual nacional, o curto prazo de tempo, estimula a criatividade e encoraja pessoas de qualquer area, idade ou habilidade a participar. É uma brincadeira bem gostosa!” ressalta Cristiano. Para Nicole, nascida na Nova Zelândia e há quase quatro anos morando no Rio de Janeiro, sendo dois anos na Zona Portuária, acrescenta, “Fiquei impressionada com a riqueza de histórias e personagens e percebi que cada dia havia material para um filme novo. Comentei com o Cristiano sobre um projeto popular no meu país e demos início à construção do projeto aqui no Brasil. Na primeira edição tivemos 39 inscritos, na segunda 83 e projetamos para esse ano cerca de 200 filmes finalizados”, conclui.

 Filmes Vencedores nas edições de 2014 e 2015

A VISITA ( Leandro Corinto) – 2014

https://www.youtube.com/watch?v=sFShHc89oBQ

 ELEKÔ (Amanda Palmer) – 2015

https://www.youtube.com/watch?v=gyGOrI3KIbw

 

Prazo para as inscrições: Até o dia 30/04/2016

Oficinas Audiovisuais gratuitas para os inscritos: 07/0508/05, 14/05,15/05, 21/05 e 22/05, às 14hr até 17hr em várias locações. Mais informações no site: www.72horasrio.org/eventos/workshops

Lançamento do Festival: 26/05, às 19hr, no  MAR

Encerramento do prazo para entrega dos filmes: 29/05, às 19hr, no MAR

Mostras: MAR, Centro Cultural Light e Museu do Amanhã

Exibição dos melhores curtas e entrega de prêmio: 26/06, no Cine Odeon, às 19hr

MAR – Praça Mauá, 5 – Centro

Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro

Centro Cultural Light – Av. Marechal Floriano, 168 – Centro

Cine Odeon – Praça Floriano, 7 – Centro