5 pontos turísticos das favelas do Rio

Créditos: Rocinha by Rocinha / reprodução do facebook

Rocinha: Visual do Laboriaux

Os turistas se encantam com o Visual do Laboriaux, na parte mais extrema da favela. O mirante tem uma vista impressionante para a Lagoa, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, as praias da Zona Sul e ainda partes do Centro do Rio e de Niterói.

 

     Vidigal: Morro Dois Irmãos

Créditos: JUlianne Gouveia / ANF
Créditos: JUlianne Gouveia / ANF

O Morro Dois Irmãos tem 533 m de altitude. Seu acesso é pela Favela do Vidigal. Do alto, pode-se ver os principais pontos turísticos da Zona Sul da Cidade Maravilhosa, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, além da Lagoa Rodrigo de Freitas em formato de coração.

 

 

 Rocinha: Complexo Esportivo

Créditos: Alexandre Macieira / Riotur
Créditos: Alexandre Macieira / Riotur

Uma das favelas mais visitadas por turistas, a Rocinha tem diversos pontos de destaque. Estão na lista o Complexo Esportivo e a Passarela da Rocinha, projetadas por Oscar Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro. As obras foram inauguradas em 2010 e fizeram parte das iniciativas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

 

             Providênca: Bar da Jura

Créditos: Divulgação  Localizado na Estação Providência do Teleférico, o Bar da Jura é uma das melhores opções gastronômicas da Zona Portuária do Rio. Antes conhecido como Laje da Jura, o estabelecimento costuma receber personalidades. Em 2012, a proprietária Dona Jura ganhou o 1º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Porto com seu Camarão a La Jura, um nhoque de encher os olhos (e a barriga).

 

 

IMG_0857
Créditos: Julianne Gouveia / ANF

Santa Marta: Laje do Michael Jackson

O espaço na Favela Santa Marta celebra a visita do popstar Michael Jackson à Favela Santa Marta, em 1996. Muitos anos antes da pacificação, a comunidade foi uma das locações do clipe de “They don’t care about us”. A laje, que tem uma bela vista da Zona Sul do Rio, ganhou em 2010 uma estátua de bronze do cantor, assinada pelo cartunista Ique, e também um mosaico desenhado pelo artista plástico Romero Britto.

 Colaboraram Ana Lima, Erik Martins, Julianne Gouveia e Thiago Firmino.